Sobre

Toda filosofia é uma forma de literatura e toda literatura é uma forma de filosofia. Uma premissa de tal tipo depende da definição de literatura, arte e filosofia dentro do campo do conhecimento. Este site convida os leitores tanto a pensar (quer desde a tradição, quer desde o uso de novas tecnologias) o desafio de Paul Valéry de considerar a filosofia enquanto texto escrito, e que será também retomado por Derrida em Margens da Filosofia, como a considerar a literatura enquanto pensamento.

Nas diferentes secções do site, é possível encontrar: trechos de obras filosóficas, literárias ou artísticas (Fragmentos) que formam parte quer do objeto de estudo, quer do marco teórico da investigação sobre a relação entre literatura e pensamento; modos de manifestação desta pesquisa em forma de notas, publicações, palestras e oficinas (Investigação); e, finalmente, um índice de autores que está em constante work in progress (Escrita↔Pensamento).

Enumera-se os objetivos do site da seguinte forma:

(1) dar a conhecer a investigação entre pensamento, literatura e arte, assim como seus metódos ou modos (tradicionais e mediante novas tecnologias);

(2) fazer ligação entre o discurso académico e sua difusão em e na rede;

(3) formar massa crítica e oferecer uma constelação de autores que possam ajudar em futuras investigações;

(4) ofertar uma série de oficinas sobre os tópicos trabalhados no site.

Diego Giménez: Doutoramento em literatura e pensamento na Universidade de Barcelona com uma tese sobre o Livro do Desassossego. Licenciado em Filosofia na UB e mestrado em Estudos Literários na mesma universidade. Trabalhou na redacção de LaVanguardia.com e co-fundou, em 2008, a Revista de Letras. Foi bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian e pesquisador no projecto financiado pela FCT «Nenhum Problema tem Solução: Um Arquivo Digital do Livro do Desassossego», da Universidade de Coimbra. Foi pesquisador de pós-doutoramento na Universidade Estadual de Londrina, onde leccionou as disciplinas “Teoria do Poema” e “Teoria da Narrativa”. Actualmente é pesquisador de pós-doutoramento, com uma bolsa da FCT, no Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, onde leciona “Introdução às Humanidades Digitais”.

CV no Ciênciavitae.